Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 101-3

Poster (Painel)


101-3

Prevalência e fatores associados às complicações da cirurgia de catarata

Autores:
Tainara Sardeiro1, Marcos Avila1, Mariana Gouveia1
1 CEROF/HC/UFG - Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás

Resumo:
INTRODUÇÃO

Ainda que a intervenção cirúrigca para o tratamento da catarata seja um dos procedimentos mais realizados nos dias de hoje, esta enfermidade permanece sendo considerada como a principal causa de deficiência visual / cegueira no mundo.  Diferentemente de outras causas de cegueira, como a retinopatia diabética, o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade, a cegueira por catarata pode ser reversível por meio de procedimento cirúrgico.



OBJETIVOS

Identificar e analisar criticamente quais são e como se apresentam as complicações no pós-operatório da cirurgia de catarata.



MÉTODO

Trata-se de um estudo retrospectivo longitudinal tipo caso-controle, envolvendo a revisão dos prontuários. 

O presente estudo foi realizado no Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade de Goiás.Trata-se de um serviço pioneiro no atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde.  A população do estudo constou de 100 indivíduos residentes no município de Macapá, Amapá, inscritos no programa de cirurgias de catarata, por meio do mutirão realizado pelo CEROF/HC/UFG. Destes 100 pacientes, todos aqueles pacientes que tiveram complicações após procedimento cirúrgico de catarata, foram encaminhados ao CEROF/HC/UFG.



RESULTADOS

Foram identificados os tipos de complicações como endofitalmites, descolamento de retina, glaucoma secundario. De 3999 pacientes operados, apneas 87 tiveram complicações. Apenas 03% tiveram infecção de forma desconhecida.Deve-se atentar para o fato de que o objetivo das campanhas deve ser a melhoria da qualidade de vida do paciente submetido ao programa, que deve visar a promoção de saúde ocular, e a buscar na minimização dos riscos de complicações, e consequentemente, de piora expressiva na qualidade de vida daquele individuo. Os resultados obtidos neste trabalho surpreenderam, uma vez que, esperava-se uma menor proporção de complicações e também um melhor desfecho quanto a acuidade visual da população assistida por este projeto. Diante disso, o presente estudo permitiu verificar a importância da qualificação dos procedimentos cirurgicos, bem como reavaliar o beneficio da realização de campanhas oftalmológicas em diversas regiões.Torna-se indiscutível a necessidade de observar com maior cuidado a qualidade de vida do individuo.



CONCLUSÃO

A prevalencia das complicaçoes, apos as cirurgias de catarata realizadas na campanha comunitaria instituida na cidade do Amapa, traz a tona o impacto possivel destes programas apos a saida da equipe da cidade. Estes dados podem ser refletidos para o restante das campanhas realizadas nas outras regioes do pais. Na realidade, fica exposto que a presença da catarata e apenas uma das mazelas populacionais, e que a cirurgia por si so, nao necessariamente ira trazer a cura a melhora da qualidade de vida daquele individuo. A presença constante de profissionais especializados e serviço oftalmologico equipado seria o procedimento ideal a ser providenciado pelas instituiçoes governamentais. O desenvolvimento de complicaçoes e o fato de a equipe que realiza o procedimento estar em uma cidade ou estado tao distantes da cidade atendida previamente, sao incompativeis com um bom seguimento destes pacientes. Afinal, apesar de a cirurgia de catarata ser relativamente de baixa prevalencia de complicaçoes, este dado por si so nao faz com que seja uma regra que todas as cirurgias sejam isentas de complicaçoes. Em geral, o grau de satisfaçao imediato do paciente de catarata apos a realizaçao da cirurgia é alto, porém, sabe-se que muitas complicações podem se desenvolver até meses após o procedimento.



Palavras-chave:
 Acuidade visual, Centro Cirúrgico, Promoção da saúde