Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 80-1

Poster (Painel)


80-1

Aquisição do sistema integrado equipamentos para processamento centralizado de produtos para saúde

Autores:
Takeiti,MH1, Toneloto,AA1, Bulgarelli,VS1, Sampaio,LABN1, Palomo,SH1, Silva,CMF1
1 INCOR- HC-FMUSP - Instituto do Coração- Hospital das Clinicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Resumo:
INTRODUÇÃO

A Central de Material e Esterilização (CME) é a área do hospital responsável pelo processamento de produtos para a saúde (PPS) e que apresenta planta física específica, com fluxo unidirecional e barreiras físicas, para assegurar o controle de qualidade em todas as etapas do processamento de produtos para saúde (PPS).1

O Ministério da Saúde por meio da resolução RDC 15/2012, estabeleceu os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, e para o funcionamento dos serviços que realizam o processamento centralizado de PPS, visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.2



OBJETIVOS

Adquirir o sistema integrado de equipamentos para processamento centralizado de produtos para saúde



MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo de relato de experiência das ações realizadas para aquisição de sistema integrado de equipamentos para processamento centralizado de PPS de um hospital público de alta complexidade, especializado e de grande porte situado na cidade de São Paulo.

O projeto da nova CME foi planejada para incorporar alta tecnologia aos processos de limpeza, desinfecção, esterilização,  armazenamento e distribuição de PPS, com instalações físicas modernas, pautadas nas recomendações científicas e legislação vigentes.

Há que se considerar também a necessidade de manutenção da sustentabilidade da área e a segurança dos processos de trabalho, utilização de água deionizada por osmose reversa em todos os processos, centralização e automatização do processo de desinfecção química de endoscópios e sondas de ecocardiografia, controle e rastreabilidade ponto a ponto em todas as etapas de processamento.

O sistema integrado de equipamentos para processamento centralizado de PPS, na qual todos os equipamentos são  de barreiras com descarregamento automatizados composto por: 03 processadoras de endoscópios; 04 termodesinfectadoras, 01 lava carros e utensílios; 03 lavadoras ultrassônicas para canulados; 03 secadoras de traqueias; 06 seladoras térmicas; 04 autoclaves de vapor saturado sob pressão; 01 autoclave hídrica com sistema de vapor saturado e  vapor de baixa temperatura e formaldeído. Também contempla o sistema de rastreabilidade dos processos e instrumental cirúrgico, sistema de diluição de soluções e sistema de tratamento de água por osmose reversa.



RESULTADOS

A aquisição dos 100% de todos os itens do sistema integrado de equipamentos para processamento centralizado de PPS foi realizada por meio da modalidade de pregão internacional realizado em outubro/2018.  Consiste em um sistema de equipamentos específicos para execução racional, centralizada e integrada de todas as etapas do processamento de PPS.



CONCLUSÃO

Todos os equipamentos deste sistema são compatíveis entre si e possuem integração total com a rede do sistema de informatização da Instituição.

A grande variedade e quantidade de componentes que foram adquiridos de uma mesma marca facilitará a utilização geral e reduzirá os custos de manutenção de todo o sistema.



Palavras-chave:
 aquisição unificada, administração hospitalar, esterilização