Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 73-1

Poster (Painel)


73-1

Aprendizagem baseada em problemas: capacitação para prevenção de lesão por posicionamento cirúrgico

Autores:
Denilse Damasceno Trevilato1, Marcia Rosa da Costa1, Rita Catalina Aquino Caregnato1
1 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde

Resumo:
INTRODUÇÃO

Todos os pacientes cirúrgicos estão em risco de lesão devido a imobilidade intraoperatória necessária para realização do procedimento cirúrgico. Através da identificação deste risco, o enfermeiro perioperatório tem ferramentas para o planejamento do cuidado garantindo a segurança desses1. A capacitação dos enfermeiros fornece conhecimento para o empoderamento através da participação no posicionamento cirúrgico. A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um método que utiliza uma situação problema criada a partir da vivência diária, onde os educandos são estimulados a utilizar os conhecimentos prévios e partir em busca de outros necessários para a resolução2.



OBJETIVOS

Utilizar ferramenta de ensino em saúde inspirada na metodologia ABP na capacitação de enfermeiros do Centro Cirúrgico (CC) para avaliação do risco de lesão decorrente do posicionamento cirúrgico.



MÉTODO

Intervenção educativa inspirada na ABP sobre segurança no posicionamento cirúrgico do paciente, realizada em três encontros, direcionada aos enfermeiros de um CC de um hospital privado de grande porte da região sul do Brasil, com participação de oito enfermeiros. Realizada avaliação do conhecimento através de 20 questões objetivas e utilização da técnica One-Minute Paper (OMP)3 para feedback da aprendizagem. A coleta de dados iniciou somente após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) das instituições envolvidas.



RESULTADOS

No primeiro encontro foi apresentado problema baseado na vivência diária dos enfermeiros, após ocorreu um intervalo de duas semanas para os enfermeiros construírem em dupla o aprendizado sobre o tema. No segundo e terceiro encontros realizaram-se apresentações pelas duplas do conhecimento construído, avaliação do conhecimento e feedback sobre a aprendizagem através da técnica OMP3. A avaliação do conhecimento teve média de 15,375 acertos, sendo o maior de 20 e o menor de 10 questões. Em relação ao feedback da aprendizagem, destaca-se importância dada pelos participantes para avaliação do paciente e planejamento do cuidado, o conhecimento do enfermeiro e presença deste em sala cirúrgica. No entanto, a maior oportunidade identificada foi o feedback sobre os pontos que ficaram obscuros com identificação do que pode ser trabalhado em capacitações futuras, sendo ressaltado: o uso na prática da escala de avaliação de risco de lesão decorrente do posicionamento cirúrgico (ELPO)1 e cuidados em posições cirúrgicas diferentes das habituais.



CONCLUSÃO

Ações educativas com utilização de metodologias ativas favorecem o desenvolvimento de senso crítico e trabalho em conjunto dos participantes, tornando estes coadjuvantes no processo de aprendizagem. Sugere-se a utilização da ABP como ferramenta de ensino para capacitação de enfermeiros, possibilitando aos mesmos, conhecimento para o empoderamento perioperatório.



Palavras-chave:
 Ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação em enfermagem, educação continuada