Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 72-3

Poster (Painel)


72-3

Fluxo de pacientes em cirurgias oftálmicas de facectomia por facoemulsificação com implante de lente intraocular

Autores:
Roseli1, Doir Junior1, Rachel1
1 FICSAE - Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein

Resumo:
INTRODUÇÃO

Introdução: No Day Clinic, conhecido como Hospital Dia, são realizados procedimentos de pequena e média complexidade, sendo que os pacientes permanecem em internação por um tempo máximo de até 12 horas. Esse modelo de internação reduz o tempo de permanência e o estresse do ambiente hospitalar, favorecendo a recuperação e o retorno às atividades habituais do paciente. Para a realização da cirurgia oftálmica de facectomia, os pacientes são internados no Day Clinic, de modo a otimizar o tempo de internação. Conhecer os tempos de permanência e o fluxo destes pacientes é importante para o adequado planejamento da assistência prestada. 



OBJETIVOS

Objetivos: Traçar o perfil dos pacientes submetidos à cirurgia oftálmica ambulatorial de facectomia por facoemulsificação com implante de lente intraocular e verificar o tempo de permanência dos pacientes no Bloco Cirúrgico, Day Clinic, considerando seu fluxo ambulatorial no período perioperatório.



MÉTODO

Método: Estudo de campo, descritivo-exploratório, prospectivo, com análise quantitativa de dados. A amostra foi constituída por 100 pacientes, com mensuração dos intervalos de tempo, desde a chegada até a alta hospitalar, no Day Clinic de um hospital de extra porte, privado, de São Paulo. Foi aplicado um formulário, composto por duas partes, a primeira para caracterizar o perfil da amostra e a segunda específica dos tempos de internação, transporte, cirurgia, recuperação anestésica e alta. A coleta de dados foi realizada entre março e maio de 2018, após cumpridas as devidas recomendações da Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde.



RESULTADOS

Resultados: Foram mensurados os tempos de 100 pacientes submetidos à cirurgia oftálmica de facectomia, sendo a maioria do sexo feminino (55,0%), na faixa etária dos 61 aos 80 anos (66,0%), com Hipertensão Arterial (52,0%), em uso de anti-hipertensivos (52,0%), submetida à sedação (97,0%), com ensino médio completo (47,0%), sobrepeso (50,0%), tempo médio de internação total em perioperatório de 5 horas e 40 minutos no Day Clinic. Os intervalos de tempo com maior incidência foram: transporte do Day Clinic para Sala Operatória (SO): 1 min a 1 min e 59 seg (45,0%); permanência em SO: 40 min a 44 min e 59 seg (25,0%); transporte da SO para Recuperação Anestésica (RA): 0 a 59 seg (68,0%); permanência na RA: 20 min a 29 min e 59 seg (32,0%); transporte da RA para o Day Clinic: 0 a 59 seg (91,0%); permanência no Day Clinic até a alta hospitalar: 1 h a 1h, 59 min e 59 seg (40,0%). 



CONCLUSÃO

Conclusão: A otimização do fluxo de pacientes, com redução do tempo de internação no Day Clinic para pacientes submetidos a cirurgias oftálmicas oferece à Instituição maior rotatividade e benefícios consideráveis na redução de custos, além de reduzir a ansiedade do paciente, auxiliando na diminuição do risco de infecção e no retorno precoce às atividades, com maior satisfação ao paciente e aos seus familiares.



Palavras-chave:
 Centros cirúrgicos, Procedimentos cirúrgicos ambulatórios, Pacientes ambulatoriais, Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos, Tempo de internação