Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 62-1

Poster (Painel)


62-1

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PROCESSAMENTO DOS MATERIAIS DA CME E EDUCAÇÃO PERMANENTE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores:
Lívia1, José Mario dos Anjos1
1 HSC I - Hospital São Camilo Ipiranga

Resumo:
INTRODUÇÃO

A posição adequada do paciente é essencial para que os procedimentos cirúrgicos sejam bem-sucedidos e realizados com segurança 1. Realizar o posicionamento correto para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no desempenho de um procedimento seguro e eficiente2.  Todos os membros da equipe cirúrgica (enfermeiro, circulante de sala, anestesiologista, cirurgião e assistente) são responsáveis pelo posicionamento correto do paciente para a cirurgia e, por isso, devem estar envolvidos na identificação de riscos, na manutenção da segurança e, consequentemente, na proteção de lesões ou de possíveis eventos adversos durante a cirurgia3. O objetivo principal do posicionamento cirúrgico do paciente é promover uma ótima exposição do sítio cirúrgico, equilibrada com a prevenção de complicações decorrentes do tempo que o paciente permanece na mesma posição4. Para tanto, é essencial o trabalho em equipe e a utilização de dispositivos, equipamentos de posicionamento específicos e educação permanente5.



OBJETIVOS

Relatar experiência do treinamento realizado para equipe de enfermagem sobre posicionamento cirúrgico.



MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência sobre um treinamento para equipe de enfermagem, realizado mês de abril de 2019. A capacitação foi realizada em um hospital geral, privado, localizado na zona sudeste do município de São Paulo, de médio porte, acreditado Pleno no Programa de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível III e QMentum Diamante que atende a pacientes de alta complexidade. Este treinamento foi desenvolvido pelas enfermeiras do CC com apoio da enfermeira estomaterapeuta com objetivo de direcionar a equipe de enfermagem à aplicação das melhores práticas de prevenção de lesões decorrentes do posicionamento. Foi realizado cronograma com os horários de treinamento prático a equipe de enfermagem por horário para todos os turnos.



RESULTADOS

A capacitação levou cerca de duas semanas para abranger 100% da equipe assistencial. Para o treinamento foi envolvido também o serviço de educação continuada e fornecedor dos dispositivos de prevenção de lesões. Foi montando cenário, disponibilizados todos os materiais necessários para realização prática, confeccionadas lembrancinhas e material de apoio um guia de recomendação de prevenção de lesão por posicionamento. Inicialmente foi esclarecido objetivo da capacitação de contribuir com o conhecimento dos profissionais de enfermagem para assim promoverem aos pacientes o adequado posicionamento, prevenir a ocorrência de possíveis danos decorrentes do posicionamento. Para a atividade prática foram divididas em duas equipes, com um líder e um paciente em cada uma. Cada equipe recebia três posicionamentos e tinham a função de colocar o paciente no posicionamento adequados realizando a prevenção de leão em todas as áreas de risco, utilizando todos os materiais disponíveis. Alguns da equipe de enfermagem desconhecia alguns materiais elucidados, relataram que iriam ficar mais atentos as recomendações durante suas atividades diárias. De um modo geral a grande maioria apenas revisitou o protocolo institucional, encontrado no manual de posicionamento, o que foi muito positivo. Em paralelo, foi demonstrado as novas aquisições e o material de apoio que ficará disponível para consulta em todas as salas cirúrgicas.



CONCLUSÃO

Posto isso, a educação e gerenciamento dos processos devem ser permanentes e baseado em evidências, a fim de causar um impacto, adesão e conscientização da equipe, a prestar o melhor cuidado o usuário de saúde, atender as necessidades identificadas e garantir a segurança do paciente.



Palavras-chave:
 processamento de materiais, trienamento, enfermagem