Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 60-4

Poster (Painel)


60-4

Criação de um plano de contingência para um centro de material e esterilização: relato de experiência

Autores:
Vasconcelos, E.L 1, BARBOSA, V.M.S1, THOMÉ, A. R. C. S.1, Farias, I.P1, Macedo, J.K.S.S1, Lima, K.M.C1
1 UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Resumo:
INTRODUÇÃO

Um instrumento deve ser construído para um público específico e deve ser capaz de proporcionar uma sistematização das ações de acordo com a realidade vivenciada no contexto institucional1. Assim, o plano de contigência constitui-se em um instrumento que serve de referência para monitorizar, avaliar e detectar o mais precoce possível situações de emergência que podem comprometer o desempenho das atividades e, a partir disso, estruturar as ações e fornecer elementos que subsidiem a tomada de decisão para solucionar as intercorrências com maior eficiência e efetividade2-3.



OBJETIVOS

Relatar a experiência da criação de um plano de contingência para um centro de material e esterilização (CME).



MÉTODO

Relato de experiência da construção de um plano de contigência para direcionar as ações e as estratégias dos profissionais de enfermagem em resposta as intercorrências no processamento. Considerando que o Centro de Material e Esterilização terceirizada tem como finalidade de fornecer os produtos odonto-médico-hospitalares as instituições de saúde no estado de Alagoas em tempo previamente estabelecido e em condições ideais para a utilização na assistência em saúde.



RESULTADOS

A partir das situações emergenciais foi elaborado um plano composto por nove páginas, com quadros informativos, validado pelo diretor administrativo e pelos profissionais responsáveis pelo CME do serviço de saúde. Contém introdução, objetivos, critérios para acionamento deste plano, estabelecimento do detalhamento das fases denominadas como fase de atenção e alerta para conduzir as ações e estratégias de enfrentamento, e as ações recomendadas para administração dos procedimentos de acordo com a intercorrência e a fase.  Para cada situação de emergência encontrada foram estabelecidas duas fases com as estratégias para administração da intercorrência. A primeira fase designada como fase de atenção tem como propósito a resolução da situação no prazo de até seis horas do início da ocorrência, já a segunda denominada como fase de alerta estabelecem as ações das situações sem resolução após as seis horas do inicio da intercorrência e sem previsão de resolução até as primeiras 24horas.



CONCLUSÃO

A criação do plano de contigência permite a equipe de enfermagem do centro de material e esterilização o direcionamento adequado das ações e estratégias para solucionar o mais rápido possível as intercorrências e, consequentemente, diminuindo a existência do risco acerca do processamento e entrega dos produtos dentro do prazo estabelecido sem comprometer a assistência direta aos usuários dos serviços de saúde. O plano foi aplicável e introduzido na instituição. 



Palavras-chave:
 Centro de Esterilização, Identificação da Emergência, Enfermagem.