Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 60-1

Poster (Painel)


60-1

Conhecimento da equipe multiprofissional acerca do indicador químico de processo

Autores:
Macedo JKSS1, Souza e Silva GW2, Farias IP1, Neves GBC3, Vasconcelos EL1, Pereira EBF2
1 UFAL - Universidade Federal de Alagoas, 2 UPE - Universidade de Pernambuco, 3 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Resumo:
INTRODUÇÃO

As infecções relacionadas à assistência à saúde ainda representam um importante problema de saúde pública.Sendo assim, muito significativa para a assistência por apresentar impacto sobre letalidade hospitalar, duração da internação e custo com procedimentos diagnósticos e terapêuticos1-3.Desse modo, para a busca da qualidade na assistência faz-se necessário medidas de segurança na utilização de produtos odonto-médico-hospitalares2.



OBJETIVOS

Avaliar o conhecimento da equipe multiprofissional de um bloco operatório acerca do indicador químico de processo nos artigos odonto-médico-hospitalares esterilizados.



MÉTODO

Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de corte transversal com abordagem quantitativa, do tipo pesquisa de campo com a participação de 80 profissionais de um bloco operatório. Utilizou-se um questionário auto-aplicável para a coleta dos dados, e os dados foram tabulados em planilhas no programa Excel da Microsoft® versão 2016, e analisados estatisticamente com auxilio do programa BioStat 5.3. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer 1.472.420 respeitando todos os aspectos éticos conforme a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional em Saúde.



RESULTADOS

O tempo mediano de atuação profissional dos participantes do estudo foi de 12 anos. Observou-se que para apenas 35% dos participantes a leitura da fita zebrada não garante que o artigo está estéril, e 30% dos enfermeiros participantes referiram que a leitura da fita zebrada garante que o artigo está estéril. 



CONCLUSÃO

Foi possível identificar lacunas de conhecimentos da equipe multiprofissional de um bloco operatório acerca do indicador químico de processo. Constatou-se a necessidade de discutir sobre estratégias que favoreça e proporcione parceria entre os profissionais do centro cirúrgico, unidade consumidora, com a equipe do centro de material e esterilização que realizam o processamento de produtos para a saúde com o intuito de realizar melhorias no serviço de saúde prestado aos usuários.



Palavras-chave:
 Centro Cirúrgico, Educação em Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Esterilização