Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 58-4

Poster (Painel)


58-4

Enfermagem frente às orientações de enfermagem na alta hospitalar de pacientes cirúrgicos

Autores:
PACZEK RS1, GALVAN C1, SANTOS CCC1, BORGES MM1, MELO TC1, BUENO EMS1
1 HCPA - HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE

Resumo:
INTRODUÇÃO

O procedimento cirúrgico é um evento estressante para o paciente, muitas dúvidas podem surgir, após a alta, assim orientações verbais e escritas, disponibilizadas ao paciente podem sanar dúvidas que possam advir no pós-alta e facilitar o entendimento de sua situação estimulando o autocuidado. As orientações de saúde visam mudanças de atitudes, de comportamento e o desenvolvimento de habilidades para a promoção, manutenção e recuperação da saúde sendo o enfermeiro o profissional capacitado para este cuidado.



OBJETIVOS

Identificar a importância das orientações de enfermagem na alta da recuperação pós anestésica.



MÉTODO

Revisão sistemática da literatura, com os artigos sendo pesquisados no Portal da BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), a partir dos descritores Enfermagem perioperatória, alta do paciente e orientação. A amostra constituiu-se de cinco trabalhos.



RESULTADOS

As publicações analisadas descrevem que o planejamento da alta é uma etapa da sistematização da assistência de enfermagem, sendo definido pela Organização Mundial de Saúde como uma estratégia de liberação do paciente de um centro especializado para o domicílio, visando reduzir barreiras e dificuldades apresentadas pelo paciente. Sendo o retorno para casa, muitas vezes, um momento estressante para o paciente, pois podem advir dúvidas em relação a alimentação, prática de atividades físicos, retorno ao trabalho, sintomas esperados após a alta, cuidados com as incisões cirúrgicas, alimentação, analgesia e cuidados nas intercorrências. As publicações também destacam que os problemas apresentados pelos pacientes cirúrgicos após a alta estão relacionados a alterações emocionais e fisiológicas e dúvidas, sendo a mais freqüente à ferida cirúrgica.



CONCLUSÃO

No momento da alta hospitalar o paciente necessita receber atenção e cuidados particularizados, principalmente do enfermeiro, a elaboração de folders contendo orientações com os principais cuidados no pós operatório, padronizado para cada procedimento, disponibilizar um telefone institucional para esclarecimentos de dúvidas também deve ser inserido no folder. Com isso promovesse maior segurança aos pacientes e familiares, pois ao reler as orientações em casa, já sem os efeitos dos gases anestésicos e sedativos, pode esclarecer dúvidas, assegurando a continuidade do tratamento no domicílio, encorajando a assumir responsabilidades, enfrentar limitações e assumirem o controle de sua saúde.



Palavras-chave:
 Alta do paciente, Enfermagem perioperatória, Orientação