Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 58-1

Poster (Painel)


58-1

Liderança e comunicação em centro cirúrgico

Autores:
PACZEK RS1, BORGES MM1, MELO TC1, OLIVEIRA CC1, GALVAN C1, BRANDOLT CS1
1 HCPA - HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE

Resumo:
INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO: O enfermeiro de centro cirúrgico necessita de habilidades e competências de gerenciamento no processo de trabalho e no cuidado, atua como gerente administrativo, organizacional e assistencial, presta cuidados aos pacientes e familiares, avalia e coordena a equipe de enfermagem. Desenvolve sua função com segurança, competência e autonomia, sendo um elo entre os profissionais da equipe cirúrgica e administrativa do hospital, realizando ações de liderança, tomado de decisão, identificação de estratégias, adaptação e flexibilidade, trabalho em equipe e supervisão. No cenário da enfermagem atual, a liderança e a comunicação consistem em estratégias essenciais para a prática profissional do enfermeiro. O enfermeiro através da liderança tenta conciliar o objetivo da organização juntamente com a equipe de enfermagem, buscando a melhoria da prática profissional e da assistência de enfermagem prestada. A comunicação é entendida como um processo de compreender, compartilhar mensagens enviadas e recebidas, sendo que as próprias mensagens e o modo como se dá seu intercâmbio exercem influência no comportamento das pessoas nela envolvida, a curto, médio, ou longo prazo.



OBJETIVOS

OBJETIVO: Identificar qual a importância da comunicação para o líder da enfermagem.



MÉTODO

METODOLOGIA: Revisão integrativa da literatura.



RESULTADOS

RESULTADOS: A comunicação está presente em todas as formas de interação humana e consiste em um recurso fundamental para o líder, que deve emitir suas mensagens de tal forma que promova nos liderados o entendimento correto acarretando satisfação e melhor desenvolvimento do trabalho. Existe a dificuldade de comunicação em decorrência de obstáculos que estão presentes nas pessoas, tais como: ideias pré-concebidas, preconceitos, ressentimentos e medo. Várias técnicas para melhorar a efetividade da comunicação são adotadas, como por exemplo, o read back, onde quem recebe a mensagem por telefone ou verbalmente deve anotar e reler para quem enviou a mensagem. Para o exercício da liderança na sua prática profissional é importante o conhecimento científico, o relacionamento interpessoal e a competência, pois para exercer a liderança de forma eficaz, é necessário: ouvir e acatar novas ideias; proporcionar mecanismos que possibilitem o aperfeiçoamento da equipe de enfermagem; conhecer as necessidades individuais e profissionais da equipe sob sua responsabilidade, bem como promover um relacionamento baseado na confiança e agradecimentos. O líder deve reconhecer as prioridades do serviço e assumir o papel de planejador, executor e avaliador do trabalho a ser desenvolvido na unidade.



CONCLUSÃO

CONCLUSÃO: A temática pesquisada é ampla e complexa, entendemos que a sua importância para a prática profissional do enfermeiro fica clara ao visualizarmos a liderança e a comunicação como estratégias que possibilitem a melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente/cliente e o desenvolvimento do potencial da equipe de enfermagem. Acreditamos que o enfermeiro poderá tornar-se um agente de mudanças no contexto da equipe multiprofissional, a partir do momento que este profissional compreende e utiliza as diferentes ferramentas que poderão auxiliá-lo no seu dia a dia de trabalho.



Palavras-chave:
 Centro cirúrgico, Comunicação, Liderança