Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 48-2

Poster (Painel)


48-2

Gestão de qualidade em centro cirúrgico: mensuração através de indicadores gerenciais

Autores:
NADIA ALESSA VENÇÃO DE MOURA1, DANIELLE DE JESUS LEITE CRUZ DOS SANTOS1, POLIANA PEREIRA COSTA RABELO1, AUREAN D'EÇA JÚNIOR1, CECÍLIA MARIA CORNÉLIO MELO1, MARTA ROCHA CAVALCANTE1
1 HUUFMA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Resumo:
INTRODUÇÃO

A qualidade da prestação de serviços é uma preocupação constante nas organizações de saúde para adequação de seus processos assistenciais. Para a melhoria dos processos de trabalho e aumento da produtividade com uso racional dos recursos em centro cirúrgico, é de suma importância a medição de desempenho através de indicadores, uma ferramenta gerencial importante para monitoramento, mensuração e avaliação de resultados. 



OBJETIVOS

Avaliar a gestão de qualidade em centro cirúrgico através da mensuração e análise de indicadores gerenciais.



MÉTODO

Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em centro de ensino referência para procedimentos de alta complexidade. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a Ficha de Registro de Cirurgia e Anestesia e o Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários. Os dados foram organizados em planilhas no programa Excel e a análise estatística feita no programa estatístico STATA 12.0. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer CAAE: 82673118.6.0000.5086.



RESULTADOS

Observou-se implantação de indicadores de produtividade: produção de cirurgias, taxa de cancelamento, motivos de cancelamentos de cirurgias, tempo de uso de sala. Também foram mensurados dois indicadores relativos à segurança e qualidade no cuidado ao paciente cirúrgico: Adesão à Lista de Verificação do Protocolo de Cirurgia Segura e Indicador de Antibioticoprofilaxia no tempo adequado. Em 2018, foram agendados 5754 procedimentos eletivos; 5230 foram realizadas, 1162 cirurgias foram canceladas, correspondendo a um percentual de 20%. Os principais motivos de cancelamento de cirurgias de foram de modo decrescente: ausência do paciente, falta de condições clínicas do paciente, pré-operatório deficiente e falta de leito de uti. A média de tempo de uso de sala cirúrgica variou entre 62% e 44%, valor máximo e mínimo, respectivamente. O maior percentual é observado nas salas onde acontecem cirurgias de longa duração. Em 100% dos procedimentos cirúrgicos foi aplicado a lista de verificação do protocolo de cirurgia segura e a antibioticoprofilaxia no tempo adequado foi realizado em 95% dos pacientes.



CONCLUSÃO

A prática clínica fundamentada em conhecimento científico e avaliada por meio de indicadores gerenciais e de qualidade, favorece e direciona a geração de melhorias, contribuindo com o planejamento e implementação de ações que atendam às necessidades dos serviços de saúde afim de fornecer subsídios às lideranças setorial e administrativa através da avaliação dos processos executados e resultados obtidos, que conduzam a um plano eficaz de gestão do desempenho.



Palavras-chave:
 Centros Cirúrgicos, Indicadores, Gestão da Qualidade