Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 33-2

Poster (Painel)


33-2

Intervenções humanizadas no centro cirúrgico: uma realidade a ser discutida

Autores:
luciana gomes pereira barbosa1,1, elen karen pereira silva1,1, maria karoline santos lima1,1, layse daniela de lima oliveira1,1, rozangela gomes pereira1,1, camilla ribeiro lima de farias1,1
1 FCM - unifacisa

Resumo:
INTRODUÇÃO

A humanização no campo da saúde busca pôr em prática os princípios do SUS, elaborando mudanças na forma de prevenir, proteger, cuidar, tratar, promover, recuperar e produzir saúde, de uma forma geral. Os profissionais de saúde devem estar aptos a exercer humanamente as técnicas em meio hospitalar, principalmente ao paciente submetido ao procedimento anestésico-cirúrgico, no qual traz consigo o estresse, medo, angústia, sentimento de insegurança. Sendo assim, o profissional de enfermagem deve voltar-se ao cuidado de modo humanizado, holístico e que promova tranquilidade ao paciente. Essa abordagem torna-se relevante, uma vez que em muitas instituições ainda apresenta um enfermeiro que exerce ambas as funções - assistencial e de coordenação, havendo uma sobrecarga de trabalho, tornando uma assistência mecanizada.



OBJETIVOS

Identificar e descrever as intervenções consideradas humanizadas no centro cirúrgico.



MÉTODO

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada no mês de maio de 2019 nas bases de dados SCIELO; MEDLINE; PUBMED; LILACS em uso dos descritores extraídos do DECS com uso do operador booleano AND, sendo eles: humanização da assistência, cuidados de enfermagem e centros cirúrgicos, no qual foram adotados como critérios de inclusão artigos publicados em corte temporal dez anos, disponíveis na íntegra, no idioma português. Foram excluídos os artigos repetidos entre as bases de dados e que não atendessem ao objetivo da pesquisa, sendo selecionado sete manuscritos de acordo com os critérios de elegibilidade.



RESULTADOS

A análise do conteúdo mostrou que a atenção humanizada está diretamente ligada ao acolhimento e à forma em que a equipe de enfermagem tenha empatia com o paciente. Algumas atitudes como tratar o paciente com carinho, respeitar, acalmar e demonstrar afeto são atitudes consideradas humanizadas. O grande desafio do profissional de enfermagem é prestar atendimento ao paciente respeitando sua totalidade, exercendo uma relação prioritária da sua dor, angústias, sofrimentos em suas dimensões físicas, psíquicas, social e espiritual. A era tecnológica traz consigo a mecanização do trabalho, a busca incessante pelo aprimorando em manuseio de equipamentos que, também, agregam valor aos procedimentos e recuperação dos pacientes. Em consonância, pode-se ressaltar também que, a exaustão física e mental muitas vezes causa uma redução da sensibilidade do profissional diante da sua sobrecarga de trabalho.



CONCLUSÃO

Conclui-se que, a relação entre tecnologia, técnicas e humanização se não estiverem interligadas não trarão sentido e eficácia no processo do cuidado. Contudo, a reavaliação de valores construídos ao longo dos anos deve ser enaltecida e relembrada. É preciso que os profissionais que atuam nesse setor tenham uma conduta baseada na empatia, no respeito à individualidade, passando confiança, de modo que a experiência cirúrgica vivida pelo paciente seja a mais tranquila possível.

 



Palavras-chave:
 Humanização de assistência, cuidados de enfermagem, centros cirúrgicos