Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 27-2

Poster (Painel)


27-2

Surtos de infecções após procedimentos endoscópicos: Uma revisão integrativa dos fatores causais

Autores:
Cristiana da Costa Luciano 1, Ariane Nunes de Oliveira1, Anaclara Ferreira Veiga Tipple1, Adriana Silva Azevedo2, Simone Vieira Toledo Guadagnin2, Rayssa Maria Araújo Ferreira Paula1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás , 2 HC - Hospital das Clínicas de Goiânia

Resumo:
INTRODUÇÃO

Introdução: A endoscopia é um procedimento realizado para fins de diagnóstico ou terapêutico, por meio de endoscópio. Trata-se de um procedimento invasivo, podendo ocorrer a contaminação do endoscópio e o aparecimento de infecções relacionadas à assistência à saúde. Os endoscópios possuem design complexo, constituídos por dois canais de ar/água e sucção/ biopsia e são classificados como produtos para à saúde semicríticos, pois entram em contato com pele não íntegra ou mucosas íntegras colonizadas. Após o procedimento de endoscopia, os endoscópios devem ser submetidos ao processamento de desinfecção de alto nível. O processamento de endoscópios engloba várias etapas, sendo elas; pré-limpeza, teste de vedação, limpeza, enxágue, secagem, desinfecção de alto nível, enxágue, rinsagem, secagem e armazenamento. Falhas no processamento de endoscópios podem acarretar o desenvolvimento de biofilmes e o aparecimento de surtos de infecções. Frente ao exposto, levantamos a seguinte questão de pesquisa: quais os fatores determinantes de surtos de infecções decorrentes de procedimentos endoscópicos?



OBJETIVOS

Identificar evidências científicas acerca dos fatores determinantes de surtos de infecções decorrentes de procedimentos endoscópicos.



MÉTODO

Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, na base de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, por meio de busca avançada com os operadores booleanos utilizando os Descritores em Ciências da Saúde: epidemiologia “or” endoscópios “and” infecção. A busca de dados ocorreu no período de janeiro a maio de 2019. Os critérios de inclusão foram artigos científicos em português, inglês e espanhol publicados nos últimos cinco anos e como critérios de exclusão, abordamos os relatos de casos, dissertações e tese. Para a análise dos artigos, primeiramente, elegemos por afinidade com a nossa temática, posteriormente avaliamos o título do artigo científico, objetivo, resultados e conclusões, sendo selecionados os trabalhos que respondiam a questão de pesquisa, após isso foi feita uma leitura crítica, na íntegra, das evidências científicas. Para melhor análise das evidências científicas, construímos uma planilha comparativa para alimentar os dados encontrados.



RESULTADOS

Resultados: Identificou que nos últimos cinco anos foram publicados 37 artigos que abordavam sobre infecções relacionadas a diversos procedimentos endoscópicos. Desses, sete respondiam à questão de pesquisa, sendo artigos publicados nos idiomas português e inglês e nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018. De acordo com as evidências científicas encontradas acerca dos surtos de infecções decorrentes de procedimentos endoscópicos, podemos destacar que foram associados ao design complexo que inviabiliza o processamento, falhas nas etapas do processamento dos endoscópios, a não utilização de ar comprimido para realizar a secagem dos canais internos dos endoscópios, falhas no controle de tempo de uso dos endoscópios propiciando assim danos nos canais e desenvolvimento de biofilme e resistência bacteriana aos desinfetantes a base de aldeídos. 



CONCLUSÃO

Conclusão: Os principais fatores determinantes de surtos de infecções decorrentes de procedimentos endoscópicos se relacionaram a falhas no processamento de endoscópios. Os achados salientam a importância da estrutura física e de recursos humanos qualificados para o processamento de endoscópios, bem como do controle de qualidade de todas as suas etapas operacionais e a necessidade de se estabelecer como rotina a cultura de vigilância. Recomenda-se treinamentos periódicos com a equipe de profissionais da área da saúde que atuam diretamente com o processamento de endoscópios.



Palavras-chave:
 Endoscópios, Epidemiologia, Infecção