Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 27-1

Poster (Painel)


27-1

Indicadores de Estruturas Físicas e Organizacionais em Centro Cirúrgico que realiza Transplante

Autores:
Bruna Pires Cardoso1, Rayssa Maria Araújo Ferreira Paula1, Regiane Aparecida dos Santos Soares Barreto1, Cristiana da Costa Luciano1, Cíntia Reis Pereira3, Luciene Apolinário Araújo2
1 UFG - Universidade Federal de Goiás , 2 CRER - Centro Estadual de Recuperação e Reabilitação Dr Henrique Santillo, 3 HUGO - Hospital de Urgência de Goiânia

Resumo:
INTRODUÇÃO

Introdução: O transplante de órgãos caracteriza-se por uma exérese de um órgão ou tecido, parcial ou total, de um paciente doador para implante em um paciente receptor. Para que ocorra esse procedimento o doador precisa ser diagnosticado com morte encefálica pela equipe médica, ter o consentimento familiar de parentes de até segundo grau ou em casos que o doador em vida doará órgãos não vitais, cuja retirada não comprometa a sobrevivência do mesmo. De acordo com a Lei número 9.434 de 04/02/1997 o transplante só será realizado com o consentimento expresso do receptor, assim inscrito em lista única de espera, após aconselhamento sobre a excepcionalidade e os riscos do procedimento. A falha na estrutura física e organização dos centros cirúrgicos para captar e transplantar órgãos, é uma das principais causas da não realização do transplante. Para que estas falhas relacionadas aos centros cirúrgicos não ocorram é necessário que o mesmo seja equipado de recursos humanos e materiais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária propõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde estrutura física, que inclui os centros cirúrgicos. Frente ao exposto, levantamos a problemática de pesquisa: Os centros cirúrgicos que captam órgãos para transplante apresentam estrutura física e organizacional adequada? 



OBJETIVOS

Objetivo: Avaliar os indicadores de estrutura física e organizacionais em centro cirúrgico que captam órgãos para transplante.

 



MÉTODO

Métodos: Pesquisa do tipo exploratória, observacional, transversal e com abordagem quantitativa, realizada em um centro cirúrgico de um Hospital de urgência de grande porte do Centro-Oeste, no período de agosto de 2018 a maio de 2019. Para a coleta de dados, aplicou-se um instrumento, do tipo checklist construído pelas pesquisadoras com base nas resoluções e regulamentações que enfatizam a estrutura física e organizacional de centro cirúrgico que captam órgãos para transplante. Tal instrumento contou com oito indicadores de estrutura física, sendo 183 itens avaliados, a estrutura organizacional contou com três indicadores, sendo 73 itens avaliados, totalizando em 256 itens observados. Os mesmos foram classificados em adequado, quando o indicador estava em conformidade, não adequado quando o indicador era inapropriado e não contempla, quando o indicador não constava na unidade analisada. Após a coleta, construiu-se um banco de dados no Excel a fim de analisar a estatística descritiva, com média e frequência dos resultados apresentados. Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética do projeto maior intitulado "O processo de captação e doação de órgãos e transplantes no estado de Goiás", número 1.611.567/ 2016.



RESULTADOS

Resultados: Os 08 indicadores de estrutura física, resultaram em; 1) vestiário com 77% adequado, 2) área de escovação com 60%, 3) sala cirúrgica com 91% adequado, 4) sala de recuperação pós-anestésica com 95% adequado, 5) posto de enfermagem com 94% adequado, 6) expurgo com 92% adequado, 7) sala de equipamentos com 100% adequado e 8) copa com 83% adequado. Os indicadores organizacionais, resultaram em; 1) recursos humanos com 92% adequado, 2) condições organizacionais com 100% adequado e 3) paramentação correta com 100% adequado.



CONCLUSÃO

Conclusão: Concluímos que, os indicadores de estrutura física e organizacionais analisados cumpriram em maioria aos padrões exigidos pelas resoluções e regulamentações que enfatizam acerca de centro cirúrgico que captam órgãos para transplante.



Palavras-chave:
 centros cirúrgicos, doação de órgãos , transplante de órgãos