Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 21-2

Poster (Painel)


21-2

ENSAIO CLINICO SOBRE EFEITO DO SHIATSU NA REDUÇÃO DA DOR POSOPERATORIA ENTRE PORTADORES DE FRATURAS

Autores:
DULCE APARECIDA MARTINS1, VENERA GRACIELA2, SERPA IDELMA2
1 UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, 2 IUNIR - INSTITUTO UNIVERSITARIO ITALIANO DO ROSARIO

Resumo:
INTRODUÇÃO

O Shiatsu se baseia na ideia de um fluxo de energia (Ki) que se conecta com funções fundamentais do organismo através de canais chamados meridianos. Trata-se de ensaio clinico não aleatorizado para avaliar redução da dor e cortisol entre homens com fraturas. Os valores médios de cortisol e dor foram reduzidos mediante intervenção, com diferença estatisticamente significativa antes e depois da terapia (p<0,0001), a qual se mostrou eficaz na redução da dor.



OBJETIVOS

avaliar a dor e o cortisol entre homens que sofreram fraturas nos braços e pernas no posoperatorio



MÉTODO

Entre março de 2015 e janeiro de 2017, 42 homens internados em hospital no interior de Minas Gerais, submetidos a cirurgia para correção de fraturas, receberam o Shiatsu nas primeiras 48 horas de pós-operatório, entre as 8 e 11 horas da manhã. A dor foi medida através da escala numérica visual (ENV) e o cortisol salivar foi medido através de Eletroquimioluminescência. Os dados foram inseridos no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e analisados através do Software R. Foram aplicados teste de Wilcoxon Pareado e teste de Fisher.



RESULTADOS

Os resultados mostraram que 63,41% eram procedentes de outras cidades, 51,22% solteiros, 53,66% estudaram entre 5 e 9 anos, 85,37% sofreram fraturas nas pernas, 68,29% não tinham antecedentes de fraturas, 68,29% não tinham patologias associadas, 73,17%, eram não fumantes, 65,85% consumiam bebidas alcoólicas, 72,50% usaram medicamentos opioides e não opioides. O valor médio de dor foi 4,93 antes da intervenção e diminuíram para 3,90 e o valor médio de cortisol salivar foi de 0,39 μg/dl, reduzindo a 0,32 μg/dl. Houve diferença estatisticamente significativa nos níveis de cortisol e dor antes e depois da aplicação do Shiatsu (p<0,000).



CONCLUSÃO

Ambas as variáveis foram reduzidas mediante a aplicação do Shiatsu, evidenciando que a terapia é eficaz na redução da dor nesse tipo de pacientes, contribuindo para o equilíbrio fisiológico do estresse, o que favorece a bem-estar e qualidade de vida, além de subsidiar a pratica profissional no tratamento da dor.



Palavras-chave:
 Shiatsu, fraturas, dor, posoperatorio, ENSAIO CLINICO