Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 19-1

Poster (Painel)


19-1

Uso das superfícies de suporte na prevenção de lesão do posicionamento cirúrgico

Autores:
Liege Lunardi1, Luciana Lima1
1 HCPA - Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Resumo:
INTRODUÇÃO

A prevenção de lesão decorrente do posicionamento cirúrgico é um desafio para a enfermagem, uma vez que os pacientes quando posicionados na mesa cirúrgica podem permanecer na mesma posição por longos períodos de tempo(1-2). O plano de cuidados estabelecido deve promover conforto e segurança, sendo a equipe de enfermagem responsável por selecionar as superfícies de suporte de acordo com as necessidades individuais e do posicionamento cirúrgico do paciente(1-3). A literatura ainda é incipiente de estudos sobre a melhor evidência na escolha destes dispositivos a serem utilizados, sendo que na prática clínica, faltam elementos para a tomada de decisão do enfermeiro perioperatório. Também se destaca as dificuldades das instituições hospitalares brasileiras ao acesso a determinado tipos de dispositivos(3). Sendo assim, a falta de evidências dificulta a escolha por dispositivos com melhor custo-efetividade.



OBJETIVOS

Descrever a experiência da equipe de enfermagem na utilização de superfícies de suporte na prevenção de lesão do posicionamento cirúrgico.



MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, desenvolvido no centro cirúrgico de um hospital universitário de grande porte, localizado no sul do Brasil.



RESULTADOS

Entre as superfícies de suporte disponíveis para o posicionamento cirúrgico do paciente estão dispositivos compostos por: espumas, gel e viscoelástico, em diferentes formatos e tamanhos. O colchão caixa de ovo é o material mais utilizado no posicionamento cirúrgico do paciente devido ao seu baixo custo e possibilidade de adaptação. No centro cirúrgico, este recurso é utilizado para confeccionar as superfícies de suporte por meio de recorte em diferentes formas e tamanhos, sendo posteriormente enviados para o setor de costura para serem encapados com forro impermeável. O uso de dispositivos a base de viscoelástico e gel são priorizados para serem utilizados no posicionamento cirúrgico do paciente, porém, devido a poucas unidades disponíveis, os mais utilizados são os dispositivos a base de espuma (colchão caixa de ovo), adaptados e forrados. Cada posicionamento cirúrgico tem uma especificidade relacionada aos fatores intrínsecos e extrínsecos do paciente, sendo que em algumas situações há necessidade de adaptação dos dispositivos de espuma, como ocorre no posicionamento cirúrgico de pacientes submetidos à cirurgia robótica.



CONCLUSÃO

As superfícies de suporte desempenham papel fundamental na prevenção de lesões do posicionamento cirúrgico, onde a equipe de enfermagem pautada pelo conhecimento científico associada a criatividade, seleciona e adapta os recursos disponíveis para promover a proteção e segurança do paciente.



Palavras-chave:
 Cuidados de enfermagem, Enfermagem perioperatória, Posicionamento do paciente