Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 17-3

Poster (Painel)


17-3

"Empoderamento do Enfermeiro de CME diante dos quase acidentes com perfurocortantes."

Autores:
Grazy Paula1,2, Carlos Magalhães1,2, Edna Beck1
1 HES - Hospital Estadual Sumaré, 2 FAC - Faculdade Anhanguera Educacional

Resumo:
INTRODUÇÃO

O empoderamento profissional como fortalecimento pessoal e profissional é um processo de construção, de maneira a ter ações positivas que atuam em autonomia, responsabilidade, visibilidade e consequentemente, ampliação de atuação dento do ambiente hospitalar. Dentro deste ambiente os processos de trabalhos são complexos e o enfermeiro engajado de modo a garantir uma boa qualidade de vida no trabalho, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes por meio das condições de risco.  Acidente de trabalho por instrumentos perfurocortantes é extremamente perigoso por transmitir patógenos e expor o colaborador a vários tipos de doenças. Dentro da Central de Material e Esterilização (CME) não existe o contato direto com os pacientes, mas estão indiretamente expostos aos riscos inerentes aos acidentes ao manipularem instrumentos capazes de provocar acidentes, afetando-os diretamente nos aspectos físicos e psicológicos, repercutindo na família e vida social.



OBJETIVOS

Analisar os quase acidentes de trabalho com exposição ocupacional aos materiais perfurocortantes em trabalhadores da CME e implementar estratégias de intervenção melhorando a qualidade de vida no trabalho.



MÉTODO

Estudo consiste num relato de caso com coleta de dados da CME de um Hospital Público 100% SUS (Sistema Único de Saúde) Interior do Estado de São Paulo no período de 2017 a 2019. O levantamento de dados ocorre sempre que o colaborador da área de limpeza solicita o enfermeiro para passar as informações relevantes sobre o perfurocortantes encontrado. Agulha ou bisturi? Nome da caixa?  Qual o centro cirúrgico que a caixa foi retirada? Centro cirúrgico geral? Centro cirúrgico ambulatorial? Horário de retirada da caixa? Esses dados são enviados por e-mail aos setores envolvidos,: centros cirúrgicos, SESMT e Gerência de Enfermagem. As informações são colocadas em uma tabela e mensalmente consolidados estes dados dos quase acidentes de trabalho. Esses dados são divulgados no  Café com Resultados, um evento que existe no hospital, onde são apresentados os dados gerenciais de cada setor, bem como apresentados aos colaboradores no intuito de haver cada vez mais participação no sentido de prevenção, orientação sobre os fatores predisponentes e uso de EPI de maneira adequada.



RESULTADOS

Na investigação dos quase acidentes consolidados, tivemos em 2017 uma prevenção de 33 acidentes, para  número absoluto 02 acidentes de trabalho (6,06%); em 2018 prevenções de 26 acidentes, com um aumento de 06 acidentes propriamente ditos (23,07%); abril de 2109 com um total de prevenção de 25 acidentes de trabalho e até o momento sem nenhum acidente de trabalho (0%). É possível perceber que em 2019 existe um aumento considerável de perfurocortantes enviado ao expurgo da CME, gerando riscos irreparáveis aos colaboradores deste setor.



CONCLUSÃO

Sabemos que ainda é explícita a necessidade de investimentos em sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional, considerando os números de acidentes de trabalho. A escolha em divulgar os dados é no sentido de mostrar que o enfermeiro diante do empoderamento que tem e do qual deve fazer uso, consegue contribuir para a redução dos quase acidentes de trabalho com perfurocortantes proporcionando uma qualidade de vida melhor ao profissional da CME através dos treinamentos da Educação Continuada.



Palavras-chave:
 Acidentes de Trabalho, Empoderamento, Prevenção de Acidentes