Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 8-1

Poster (Painel)


8-1

Aplicação do Diagrama de Espaguete em um Centro de Material e Esterilização

Autores:
RODRIGUES, C. M1,2, Zem-Mascarenhas, S.H1, FONSECA, R.E.P1,2
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos, 2 HU - UFSCAR - Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos

Resumo:
INTRODUÇÃO

O lean healthcare é uma filosofia que busca a melhoria contínua e eliminação de desperdícios. Desperdício pode ser entendido como qualquer atividade irrelevante que não agrega valor ao processo. Eliminar o que é desnecessário contribui para otimização das atividades através de fluxos que fluem de forma o mais linear possível reduzindo tempo e espera1. Diversas ferramentas lean podem ser aplicadas com vistas à melhoria dos processos na área da saúde, dentre elas a ferramenta diagrama de espaguete. Esta técnica auxilia na visualização do fluxo em um processo e demonstra claramente os desperdícios que estão envolvidos no transporte ou movimentação do percurso que foi mapeado2.



OBJETIVOS

Relatar a experiência da aplicação da ferramenta lean diagrama de espaguete em um CME.



MÉTODO

Trata-se de um estudo de caso em um CME de um hospital de pequeno porte. Para a coleta de dados foi realizada a observação dos fluxos de trabalho em quatro áreas: expurgo (área suja), sala de desinfecção química, sala de preparo e esterilização e sala de armazenamento. Os diagramas de espaguete foram desenhados e posteriormente esquematizados com o auxílio do Microsoft Paint®. A análise contemplou a quantificação numérica de movimentos em cada área observada e mensuração do tempo gasto em cada atividade nas diferentes etapas do processo.



RESULTADOS

Pode-se observar diversos desperdícios de movimentação e de espera após a análise dos diagramas de espaguete. A análise trouxe a oportunidade de refletir sobre aspectos relacionados tanto à estrutura quanto aos processos de trabalho. A estrutura refere-se ao ambiente físico, tecnologias utilizadas, equipamentos e fatores organizacionais. O processo de trabalho refere-se às atividades em si e como o pensamento lean pode influenciar nas atitudes dos colaboradores independente de mudanças físicas3. Em geral, as propostas de melhoria foram baseadas em aspectos ergonômicos e de organização do ambiente.



CONCLUSÃO

A elaboração do diagrama de espaguete facilitou a visualização dos processos e fluxos de trabalho e oportunizou a análise crítica com vistas à redução de desperdícios de movimento e espera.



Palavras-chave:
 esterilização, fluxo de trabalho, lean healthcare, enfermagem